Buscador

Pesquisa personalizada

Vídeo não pode ser exibido.

DICAS

          COMO USAR AS PLANTAS MEDICINAIS

      Observamos que há um crescimento desenfreado da busca da cura pelos produtos naturais e com isto cresce a divulgação de que as plantas são milagrosas e não oferecem risco de efeitos colaterais. Este fato , é um risco para a população pois significa também que mais produtos serão produzidos e vendidos muitas vezes sem a preocupação com a garantia e qualidade da espécie.


1-Estar informado sobre a procedência das plantas.
Como sabemos cada planta necessita de cuidados para produzir os seus princípios medicamentosos , chamados de ativos. Quando a planta é domesticada ela precisa de tratos culturais definidos de acordo com a espécie e o melhor é contarmos com um agrônomo ou técnico para acompanhar esta etapa.
Ao realizarmos uma pesquisa observamos que muitas pessoas realizam extrativismo ou seja coletam as plantas na mata sem o devido controle , ocorrendo inclusive o risco de extinção , como já ocorreu com o ipê-roxo , a espinheira-santa , a aroeira , dentre outros.
Devemos também nos informar sobre a qualidade das plantas que vamos utilizar. É importante saber o local onde foram cultivadas , a data de validade e se há acompanhamento de técnico qualificado.
Não se deve coletar e cultivar plantas em locais poluídos , em beiras de estradas e rios poluídos , próximo a fossa e esgotos , etc.

2-Estar informado sobre o modo de coletar.
Caso você mesmo vá fazer a coleta evite retirar todas as folhas do mesmo galho ; jogue fora as folhas que estão contaminadas por fungos , insetos , etc. Retire as cascas em pedaços pequenos para evitar circundar todo o caule , pois poderá causar a morte da planta.

3-Saber o momento certo de colher.
Existe diferença de época de colheita de uma espécie para outra, porém muitos estudos ainda estão sendo realizados e concluídos. Recomenda-se que se colete as folhas em dias secos e se evite os horários que o sol está muito quente , principalmente no verão. Para as plantas aromáticas principalmente pois assim se evita a evaporação das essências aromáticas que são voláteis.

4-Saber conservar e secar as ervas.
Deve-se secar flores e folhas em locais ventilados , livres de sujeiras , à sombra , penduradas em varais ou em bandejas em camadas finas .Cascas , raízes devem ser lavadas com água corrente e colocadas para secar ao sol. Raízes muito grossas podem ser cortadas em rodelas. Após secas , devemos guardar picadas em pedaços , em vidros de preferência escuros , secos , tampados , à sombra , com etiqueta de data de coleta e validade , mais o nome da espécie. A validade varia de 3 a 6 meses.

5-Conhecer a parte da planta que quero utilizar.
É extremamente importante conhecer a parte da planta que possui atividade medicinal . Caso contrário não poderemos obter o resultado esperado. Exemplo : a camomila utilizo as flores ; o mulungu a casca ; o quebra pedra a planta inteira; etc.

6- Saber o modo de preparar.
Diferentes modos podem ser utilizados par o preparo das formas caseiras. Para o preparo do chá é melhor usarmos uma vasilha de porcelana , vidro ou barro.
É muito importante analisar a quantidade de erva que desejo preparar para evitar o desperdício. A medida deve sempre estar baseada em livros de pessoas qualificadas. Geralmente oriento o preparo da infusão à partir de partes de plantas secas ou verdes da seguinte forma.
Para uma xícara de chá de água devo infundir 1 colher da de sopa da planta verde picada ou 01 colher de chá da planta seca .

7- Saber identificar a planta.
É extremamente importante a identificação de uma planta. Todas as partes da mesma serão analisadas com base em botânica e depois comparadas em literatura especializada. Aquí em Vitória diferentes espécies são conhecidas com o mesmo nome , tais como : cidreira ; hortelã ; camomila; boldo ; etc. Não comprar plantas sem a certeza de que alguém responsável as identificou .

8-Saber como usar.
Quando não sabemos usar uma planta ou fitoterápico devemos sempre recorrer a um profissional de saúde experiente.
Precisamos estar atentos ao modo de uso seja interno seja externo , pois determinadas plantas não devem ser ingeridas , outras não podem ser tomadas por muito tempo como por exemplo o mentrasto.
Ao oferecermos fitoterápicos para crianças devemos redobrar o cuidado .Crianças até um ano, são muito sensíveis e devemos dar apenas uma medida de colher das de chá do infuso 3 a 4 vezes ao dia.
Muitas mães desconhecem isto e chegam a dar uma mamadeira cheia de chá , o que é incorreto.

9- Conhecer o tempo de tratamento.
O tempo de uso e a quantidade diária são deveras importante para o sucesso do tratamento. Determinadas doenças , tais como , diabetes , câncer , se usa preparações por muito tempo e devemos sempre acompanhar clínica e laboratorialmente o paciente.

10-Saber a toxicidade das plantas e contra-indicações.
Nem sempre se sabe , mas determinadas plantas produzem substâncias agressivas ao organismo humano , tais como : espirradeira , comigo ninguém pode , chapéu de napoleão , pinhão paraguaio.
Para fazer uso de plantas em pacientes alérgicos e sensíveis devemos redobrar os cuidados.
Determinadas plantas não são recomendáveis na gravidez tais como losna, carqueja, alecrim, arruda, canela e boldo. Outras podem causar efeitos colaterais se ingeridas , tais como : óleo de copaíba , cáscara sagrada , etc.



Protetor Labial Natural
Seus lábios costumam ficar ressecados no inverno ou no verão? Por se tratar de uma pele muito sensível, o lábio sofre mais com as variações climáticas. O tempo seco, com ventos ou sol forte agride particularmente essa região e o resultados são rachaduras, ressecamento e até pequenas feridas. Isso acontece porque o lábio perde sua umidificação natural, ficando desidratado. Assim, o segredo para acabar com o problema está na hidratação dos lábios, que deve ser feita com produtos específicos.
A dica de beleza de hoje é um protetor labial hidratante, feito com ingredientes naturais, como a cera de abelha e o mel. Além de ter um alto poder hidratante, o protetor atua nas células do lábio e tem função cicatrizante.




Você vai precisar de:
§  1 colher (sopa) de cera de abelhas
§  3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
§  1 colher (sobremesa) de mel
§  3 gotas de água de lavanda
§   
Modo de preparo:
Primeiramente, derreta a cera de abelha previamente ralada em banho-maria. Desligue o fogo e junte o óleo de amêndoas, o mel e a água de lavanda, sempre mexendo bem. Espere amornar e guarde a mistura em um potinho limpo e esterilizado. Para melhor conservação, deixe o protetor labial na geladeira e retire somente quando for utilizar.

Aplicação
O protetor labial natural deve ser aplicado várias vezes ao dia, não só quando os lábios estão ressecados, mas também para prevenir o ressecamento. Use um cotonete ou a ponta dos dedos para espalhar uma fina camada do protetor sobre o lábio.
Dica Natural

Evite passar a língua nos lábios quando estiverem secos. A saliva integra o processo digestivo e contém ácidos que servem para digerir os alimentos. Por isso, o hábito de passar a língua no lábio pode até causar uma sensação momentânea de hidratação, mas, na verdade, contribui ainda mais para o ressecamento.



DAR BRILHO AOS CABELOS

Fazer uma decocção com salsa, ferver 20 minutos, enxaguar os cabelos com este chá após a lavagem.



                  
                





                                                                                                                                                                                                                                                                                            
     RAQUTISMO- UMA MANEIRA DE AJUDA (ACEROLA)


Hoje a receita não é propriamente uma receita, mas uma dica para o consumo. Em casos de raquitismo, a acerola pode ser uma fruta útil. Isso sem contar os benefícios naturais da fruta, rica em vitamina C, que auxilia a preveinir gripes, resfriados, abre o apetite e dentre outros benefícios.



Acerola



Posologia
A idéia para auxiliar o tratamento do raquitismo é consumir acerolas puras. Começando com duas frutinhas no almoço e duas no jantar nos cinco primeiros dias. Após isso, consuma três no almoço e três no jantar por mais quinze dias. Após os vinte dias, pause por cinco e repita a dose.









BENEFICIOS DO ALHO

O alho contém vitamina A, B1, B 2 e vitamina C para além de ser rico em Zinco e Selênio, estas caracteristicas permitem que ajude no tratamento e prevenção de algumas doenças:
Apesar do cheiro que deixa na boca o consumo do alho trás muitos benefícios, quando consumido regularmente reforça o sistema imunetário. O consumo diário não deve excedor as 8 g , porque o consumo excessivo pode provocar vómitos, dor de cabeça, dor de estômago, diarreia e tonturas.





                                                                                                                                                      Combate as constipações e infecções virais( bronquite, pneunomia e asma);
Actua como antibiótico natural;                                                                                                             Ajuda a melhorar a circulação;
Reduz os níveis de colesterol mau (LDL);                                                                                                   Reduz o risco de enfarte;
Tonifica e limpa o fígado;
Entre outras…
O chá de alho é ótimo para diabetes, hipertensão arterial, colesterol, gota e constipações.




Curar bebedeira


Já em clima de carnaval, vamos com uma receitinha para sarar a bebedeira, ressaca e levantar qualquer embriagado depois da farra. Lembrando que o melhor é sempre ponderar, curtir a festa com moderação e da forma mais saudável possível (e mais importante, nunca pegar no volante). No entanto, se os limites forem extrapolados, eis uma solução que deve ser feita já, a fim de ter validade para depois da festa.





Maracujá

Você vai precisar de:
•folhas e flores de maracujá
•cachaça

Modo de Preparo:
Em um copo grande, adicione três folhas e três flores de maracujá e depois complete com a cachaça. Deixe curtindo por 5 dias.

Posologia
Beba uma colher de sopa pela manhã e outra colher à noite. Guarde em um vidro tampado na geladeira.




CURE SUA RESSACA

Vejamos um suco (já que a idéia é hidratar) bom para aliviar os sintomas das ressacas.






Aipo

Você vai precisar de:

•Uma Maçã
•Meia Cenoura
•Um talo de Aipo (ou salsão)
•Suco de uma laranja ou água de coco

Modo de Preparo:
Descasque a maçã e a cenoura e faça o suco da laranja. Corte em pequenos pedaços a mação, cenoura e aipo e Preparo: pique a maçã, a cenoura e o aipo e bata no liquidificador juntamente com o suco de laranja ou a água de coco.

Posologia
Beba do suco de duas a três vezes no dia.

Outras dicas

•Alimente-se com bastante vegetais. Ricos em vitaminas e sais minerais, eles auxiliarão o organismo a se recuperar.
•Evite alimentos pesados, carnes, frituras, massas, embutidos e outros do gênero.
•Beba bastante água para repor o líquido perdido junto com as toxinas.
•Água de coco é sempre bem vinda, principalmente pela manhã.




CAROÇO DE ABACATE  ( Pés inchados)







É usado na cultura popular para redução de inchaço nos pés, reumatismo, artrose, artrite, para dores e travamento das mãos.



Picar no liquidificador um caroço fresco, colocar mais ou menos meio copo d’água filtrada e bater até virar creme. Em um balde fundo ou num pote fundo colocar uma xícara de sal, em cima o creme do caroço batido, água fervente no copo onde bateu o caroço e despejar sobre o creme. Juntar depois água fria, mas deixa-la o mais quente possível onde possa introduzir o membro afetado. Ficar com o membro afetado, por no mínimo meia hora, o ideal é uma hora, não deixar de ir acrescentando mais água quente para manter a temperatura alta.





Castanha da Índia


Auxilia no tratamento e prevenção de varizes e hemorróidas, aumentando a resistência e tonificando as veias e artérias. Proporciona alívio da dor e do cansaço nas pernas. O efeito é percebido 15 a 30 minutos após a ingestão.



Compressa para lesões


O chá de cajueiro apresentado há alguns dias também tem uma utilidade além do uso oral, direcionado para curar diarréia. Segundo a ANVISA, este chá, se aplicado como compressa, também pode auxiliar no tratamento de lesões, atuando como anti séptico e cicatrizante.





Cajueiro

Você vai precisar de:
•4,5 g (uma colher de sopa e meia) da entrecasca do cajueiro
•150ml de água (uma xícara de chá)

Modo de Preparo:
Deve-se fazer decocção dos ingredientes citados, deixando tudo a ferver por cerca de cinco a dez minutos.

Posologia
Aplicar em forma de compressa na região afetada de três a quatro vezes ao dia





Dente-de-Leão
(pancreatite)

Indicado para pessoas predispostas a cálculos biliares e problemas do fígado como hepatite, cirrose, icterícia e demais desordens do fígado e vesícula.

O sumo das folhas é um excelente diurético. Tomar 2 a 3 colheres de sumo por dia.



BARRIGA - (DIMINUA O VOLUME!)





A barriga inchada pode ter muitas origens mas a mais comum está relacionada com a má alimentação ou má digestão.


Mastigue devagar os alimentos.
Mastigar correctamente os alimentos é o primeiro passo para evitar a barriga inchada, se mastigar os alimentos devagar a digestão será mais rápida, por outro lado, a sensação de saciedade demora a chegar ao cérebro se você comer devagar , o cérebro vai receber a mensagem e você vai comer menos.

Prepare bem o seu prato
O que come é fundamental, quando se servir de comida lembre-se deste truque, metade do prato deve ser só salada crua, sem molhos. A outra metade é divida numa porção de carbo hidratos( prefira os integrais ) e outra porção de proteínas.

Beba muito
Ao longo do dia beba bastante água e chá, mas evite beber depois das 19 h. Beber durante as refeições também ajuda a reter líquidos por isso deve evitar.

Coma ao longo do dia
Faça 6 refeições ao longo do dia, coma várias vezes ao dia mas em poucas quantidades. As refeições devem ser divididas em : pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Cuidados:
- Evite ingerir refrigerantes, feijão, pão, queijo, carne vermelha, salsicha, estes alimentos incham a barriga e causam gases.
- Prefira os alimentos ricos em fibra e integrais : arroz, cereais e pão integrais, legumes, verduras, carnes magras e frutas devem constar em seu cardápio.
- Faça exercício fisico.




SUMO PARA PERDER A BARRIGA

 Uma das zonas mais problemáticas e onde as mulheres e homens  pretendem perder peso é na barriga, a pensar em si divulga-mos esta receita de sumo anti-gordura abdominal.




Perder barriga !

Quais são os ingredientes deste sumo?
■Metade de um repolho com as folhas separadas – todos conhecemos as propriedades benéficas deste tipo de alimentos relativamente à digestão.
■4 cenouras grandes – e isto, porque acelere o metabolismo do organismo, purifica o intestino e elimina a gordura de forma muito rápida.
■1 alho – visto que reduz a quantidade de açúcar absorvida pelo intestino.

Como preparar este sumo?
A preparação deste sumo é muito fácil. Corte o repolho e as cenouras em pedaços grandes. Coloque as folhas do repolho à volta do alho-francês e passe tudo pela centrífugadora. Está pronto. Basta beber.





Feijão Azuki


A infusão de feijão azuki é particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores; ajuda também a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais.

Coloca uma chávena de azuki num tacho, juntamente com uma tira de alga kombu (opcional). Adiciona quatro chávenas de água e deixe levantar fervura. Baixa a chama para o mínimo e deixa o líquido borbulhar durante cerca de meia hora. Côa e bebe quente.

Para ajudar a dissolver cálculos renais, adiciona meia chávena de rábano, nabo ou rabanete ralados, no final da cozedura, após teres coado os feijões. Bebe o líquido, come os vegetais. Côa o líquido e bebe quente.




BENEFICIOS DA LENTILHA


A lentilha é um tipo de feijão,no entanto possuí propriedades que fazem desta leguminosa essencial para quem deseja ter uma vida saudável , entre elas mais facilidade de digestão, controle dos diabetes e do colesterol. Existem vários tipos de lentilhas que se diferenciam pela cor: verdes, louras, vermelhas ou castanhas, negras e lentilhas laranja.

A lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, de amido, fibras solúveis, para além de isso tudo a lentilha é pobre em gorduras.





Modo de utilização:
Compre a lentilha seca e ponha de molho , 2 horas em água quente, 10 horas em água à temperatura ambiente.
Coza a lentilha, como faz com o feijão, e depois pode utilizar em saladas, sopas, cozidos ….

Benefícios:
Rica em ferro, que fornece energia para o organismo;
Contribui para o bom funcionamento do intestino;
Previne infecções:
 
 



Gengibre


Indicado como auxiliar no tratamento da diabetes, dietas de emagrecimento e como tónico pancreático, ótimo anti-reumático e evita os enjoos nas viagens.



Sempre procure um médico!

Soro Caseiro -

Muito utilizado para desidratação, o soro caseiro tem ajudado, de forma simples, milhares e milhares que acabam se desidratando por conta de vômitos, diarreias, calor ou outros fatores. A receita que ajuda a repor os sais minerais perdidos na evacuação, por exemplo, é extremamente simples e todos têm os ingredientes em casa, sem mesmo a necessidade de recorrer às hortas dos vizinhos.
Apesar de simples, a concentração do sal e açúcar presentes deve ser bem medidas, evitando outras complicações. Isso nos incita a fazer um post 
apenas com o soro caseiro.




Ingredientes do soro caseiro

  • 3,5 gramas de sal (uma colher de chá rasa de sal)
  • 20 gramas de açúcar (duas colheres de sopa rasas de açúcar)
  • 1 litro de água, fervida, filtrada ou mineral.
O interessante é manter a proporção de 8 partes de açúcar para uma de sal (pode-se usar tampinhas de refrigerante para dosar, por exemplo: uma tampa de sal e oito de açúcar para um litro de água). Evite super dosagem, principalmente do sal.

Modo de Preparo:

Basta misturar bem os ingredientes com uma colher.

Posologia

O ideal é beber o soro caseiro aos poucos, após ir ao banheiro.

Cuidados

O Soro é uma solução rápida e simples para emergências. É muito importante procurar um médico imediatamente, sobretudo, quando se tratar de crianças e recém nascidos.









Tratamento para o Mau Hálito -


Com diversas propriedades, a guaçatonga (Casearia sylvestris), em forma de chá pode ser uma boa dica para p tratamento da halitose, o conhecido mau hálito (por vezes grafado mal hálito, confesso ignorância e não saber qual o correto. Opto por mau hálito). Além disso, o chá de guaçatonga, regulamentado pela ANVISA, também é eficaz em casos de dispepsia (problemas digestivos) e gastrite.





Guaçatonga

Você vai precisar de:
•2 a 4 g (de uma colher a duas colheres de sobremesa) de folhas de guaçatonga
•150 ml (uma xícara de chá) de água

Modo de Preparo:
Faça uma infusão com as folhas de guaçatonga, fervendo a água e, após desligar o fogo, acrescentando as folhas e deixando abafado por alguns minutos.

Posologia
Utilizar uma xícara chá de três a quatro vezes ao dia.

Cuidados
•Não utilizar durante a gravidez e lactação.



RECEITA  CASEIRA CONTRA A FLACIDEZ

Depois de tanto trabalho para perder as gordurinhas, a maioria das pessoas necessita travar outra dura batalha para combater a flacidez que se aloja na barriga, pernas e braços. Aliada a uma alimentação saudável, boa hidratação, para ter o corpo ” durinho” pode sempre recorrer a cremes que aceleram e ajudam o processo, fica aqui uma receita caseira contra a flacidez:






Ingredientes :
1 clara de ovo batida
1 colher de chá de mel

Preparação:
Misture bem os dois ingredientes num recipiente , até obter uma mistura uniforme. Espalhe a mistura nas áreas mais críticas. Deixe actuar durante 20 minutos e retire a máscara com bastante água




Parar de Fumar


O vício do cigarro é causa de vários males. Além do desconforto a quem está ao redor, a fumaça tragada diretamente aos pulmões pode levar a casos de doenças respiratórias e até câncer. Com conhecimento deste fato, muitos tentam parar de fumar, mas sem sucesso, em parte porque a nicotina (e várias outras substâncias das quais compõem o cigarro) é viciante, exigindo muito mais do que vontade para deixar de fumar.

No entanto, uma receitinha simples pode ajudar a largar o vício do cigarro, claro, se o fumante assim quiser. Tomar o chá, sem nenhum a intenção de abandonar o fumo, não vai dar em nada.


                                                                      Tanchagem


Você vai precisar de:

• Quatro folhas de tanchagem (ou tansagem, como alguns preferem)
• Quatro xícaras de água

Modo de Preparo:

Ferva a água,desligue o fogo e acrescente as folhas de tanchagem. Deixe descansar, abafado, por dez minutos.

Posologia

Na primeira semana, tome quatro xícaras por dia: uma hora antes do café, antes do almoço, antes do jantar e antes de dormir. Na segunda semana diminua a dose tomando apenas três xícaras, na terceira, duas xícaras e na quarta, apenas uma xícara diária. Espera-se que após este período, já se tenha largado o cigarro. Caso isso não ocorra, pode repetir o tratamento.



Acabar com a vontade de fumar cigarro

Como uma alternativa mais viável à receita para parar de fumar que foi dada há alguns dias, vamos abordar o assunto novamente com um chá que ajuda à parar de fumar, isso porque o chá de melissa (erva cidreira ou citronela) desta receita inibe a vontade de tragar o cigarro.

Mais uma vez, não custa lembrar, que tomar apenas o chá não funciona, deve-se estar com desejo e disposto a largar o vício. Vamos lá:



                                                                     Erva Cidreira

Você vai precisar de:

• 30 gramas de folhas e flores de melissa
• Um litro de água
• Limão

Modo de Preparo:

Ferva a água e faça uma infusão com as folhas e sumidades floridas da melissa por cerca de doze minutos. Depois coe. Adicione limão ao tomar o chá.

Posologia

Beber uma xícara pequena três vezes ao dia, adicionando suco de limão



Nenhum comentário:

Nome
E-mail
Mensagem
Anexo



http://www.linkws.com